terça-feira, 19 de agosto de 2014

"Na rota dos orixás"

"Atlântico negro: Na rota dos orixás" é um documentário que busca unir o que a escravidão e o tráfico negreiro separou: as manifestações culturais africanas. Esquecemos, muitas vezes, que as pessoas trazidas da África são pessoas. Parece banal dizer isso, mas não é! A visão que ainda temos sobre o período da escravidão é que o senhor de engenho mandava e o escravizado obedecia silenciosamente. Poucos materiais mostram a resistência e a humanidade destas pessoas que foram, injustamente, maltratadas. A religião é uma grande referência que nos mostra o que da África veio para a América. Este documentário apresenta através da fala de especialistas e de praticantes as relações entre o candomblé e o culto dos voduns, dentre outras relações que deixaremos que você estabeleça ao assistir.

Imagem retirada do documentário. (República do Benin)


Imagem retirada do documentário. (República Federativa do Brasil)


O professor Dr. Luís Nicolau Parés, docente da Universidade Federal da Bahia e pesquisador de universidades estrangeiras como Free University of Amsterdam e University of Manchester, escreveu uma resenha sobre o documentário que deixaremos a referência abaixo também.

PARÉS, Luís Nicolau, "Atlântico Negro - Na rota dos orixás. Brasília, 1997. Filme documentário...", in: Afro-Ásia. Centro de Estudos Afro-orientais, Universidade Federal da Bahia, n. 21-2, 1998-9, p. 367-75.

Para ler o texto, basta clicar no ícone abaixo.


Para assistir ao documentário, basta clicar abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário