Nos dias 31 de outubro, 1 e 3 de novembro, aconteceu mais uma edição da Semana de Consciência Negra na Escola de Aplicação.
Entre os convidados desse ano estiveram o músico Israel Neto, o Mano Réu, que apresentou as alunas e alunos a trajetória dos estilos e instrumentos musicais africanos até chegarem aos elementos que compõe a cultura hip hop (passando pelo jazz, blues, funk e soul); o escritor Cristino Wapichana, autor de ‘A Onça e o Fogo’ e ‘Sapatos trocados’, que contou histórias de seus livros ligadas a cultura de seu povo, Wapichana; o coordenador da ONG África do Coração, Jean Katumba, refugiado político da República Democrática do Congo, que contou histórias de seu país; o músico Tyfsnow Ndangi, também da República Democrática do Congo, que apresentou uma palestra e oficina de dança.
Durante a semana, os murais da escola apresentavam cartazes elaborados por alunas e alunos do Ensino Fundamental I com personalidades negras e indígenas.
As professoras e professores, funcionárias e funcionários, voluntárias e voluntários e bolsistas do projeto Negritude agradecem o apoio da secretaria, funcionárias e funcionários, direção, OE e APM para realização das atividades deste ano na Semana da África e Semana da Consciência Negra. Esses eventos abarcaram todo o corpo estudantil da Escola e as atividades possibilitaram momentos de troca fundamentais com alunas, alunos e convidados. A efetivação dos projetos especiais da Escola, acreditamos, é uma forma de resistência muito necessária nesses dias.
Palestra sobre música e diáspora negra com Mano Réu
Cultura e histórias indígenas com Cristino Wapichana
Histórias do Congo com Jean Katumba
Palestra e oficina de dança afro com Tyfsnow Ndangi
Cartazes realizados pelos alunos do Ensino Fundamental I
para a Semana da Consciência Negra da EA
Nenhum comentário:
Postar um comentário