O Projeto Negritude é uma iniciativa que acontece na Escola de Aplicação da USP e tem por objetivo mostrar a história e a cultura dos povos de origem africana do mundo e discutir as questões étnico-raciais, tanto do ponto de vista cultural quanto político. Assim sendo, constitui-se como uma ação afirmativa com vistas a incentivar uma atitude positiva em relação à identidade negra, principalmente no que diz respeito à formação da identidade afro-brasileira.
O projeto teve início em 2004, em um movimento da comunidade escolar para articular ações em torno da questão do preconceito. Além disso, relaciona-se de forma direta ao tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 (a pluralidade cultural) e a Lei nº11.645 (sobre o ensino da história e cultura africana, afrobrasileira e indígena). Criou-se desta forma uma demanda interna de tornar visível a história e a cultura de origem africana na EA (Escola de Aplicação), reconhecendo-as como traços constituintes de todo e qualquer cidadão brasileiro.
As
atividades do Negritude na EAUSP incluem a realização de atividades em aulas do
Espaço Projeto, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; a promoção de eventos
com convidados (Semana da África e Semana da Consciência Negra); o
estabelecimento de parcerias com professores da EA e com projetos especiais
(Projeto Rappers, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência) e Programa Aprender com Cultura e Extensão); e a realização de encontros para aprofundamento do tema na forma de grupo de estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário