Em dezembro de 2022, foi realizada uma reunião especial com a profa. Nosisi Dlami (UWC - África do Sul), o professor Kwezi Elkin Bonani (África do Sul), a profa Rosangela Malachias (UERJ, PPGEDUC/UFRRJ) e o Prof. Dr. Rosenilton Oliveira (FEUSP) sobre educação e relações étnico-raciais no Brasil e África do Sul. Além desses, contamos com a presença de pesquisadores, estagiários e bolsistas.
O programa Negritudes da EAFEUSP tem por objetivo mostrar a história e cultura afro-brasileira e dos povos de origem africana e discutir as questões étnico-raciais, tanto do ponto de vista cultural quanto político, com os alunos do ensino fundamental e ensino médio da Escola de Aplicação da FEUSP. Professores (2025): Luiz, Hannah, Uriel, Marcelo, Cláudia, Ronaldo e Juliana. Bolsistas: Ana Beatriz e Júlia.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Semana da Consciência Negra da EA - Outubro e novembro de 2022
e exposto nos murais da EAFEUSP
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Exposição 3o ef 2022 - Negritude
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Dicas de ferramentas on-line para professores
Wiki art - Enciclopédia de Artes visuais
https://www.wikiart.org/pt
Itau Cultural - Enciclopédia de Artes visuais
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Jamboard - Elaboração de slides e projetos coletivos
https://jamboard.google.com/
Story board - criação de hqs e story boards
https://www.storyboardthat.com/storyboard-creator
Padlet - Elaboração de exposições
https://pt-br.padlet.com/dashboard
Flipsnack – Criação de revista
Os alunos podem utilizar essa ferramenta em trabalhos de grupo, por exemplo, independente da matéria. O serviço é online e gratuito, porém, está em inglês.
https://www.flipsnack.com/bp/
Google Art Project – Visita aos Museus
Dá para visitar museus e galerias do mundo todo. Acho que seria legal usar em algumas das suas aulas, Marcelo. Acho que seria útil!
https://artsandculture.google.com/
Kahoot - Plataforma de jogos de aprendizados (realização de quiz)
https://kahoot.com/
GoConqr - Elaboração de mapas mentais e flashcards.
https://www.goconqr.com/pt-BR
African Storybook – Livros de estórias ilustradas em vários idiomas
Obs: tem em português BR
https://www.africanstorybook.org/
Nearpod - software para criar lições com atividades de avaliação informativas e interativas.
https://nearpod.com/library/
FazGame
Plataforma/Ferramenta que nos dá a possibilidade de criar games e historinhas. (Gratuito mas tem acesso limitado, exemplo: não dá para editar cenários ou importar imagens)
https://www.fazgame.com.br/
ABRA
Seleção de jogos em inglês e francês.
Público alvo: infantil
https://literacy.concordia.ca/index.html
Africa Cartoons - site com obras de artistas do continente africano por país
https://africacartoons.com/
Quadrinho A infância do Brasil, do José Aguiar
https://www.ainfanciadobrasil.com.br/
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Mancala
Você conhece o jogo Mancala?
É um jogo de tabuleiro cujo objetivo é semear todas suas sementes. Antigamente, para jogar esse jogo, os africanos abriam buracos na terra e colocavam alguns materiais pequenos, como sementes, em cada vala. Depois, conforme o tempo, o jogo se aprimorou e ganhou uma nova forma, dessa vez, esculpido numa tábua de madeira, conforme podemos ver na foto. O objetivo principal era simular o ato de semear.
O jogo
Mancala é um jogo onde é possível desenvolver o raciocínio lógico e a concentração, trata-se de um jogo de tabuleiro, esse jogo tem inúmeras variações conforme algumas etnias, algumas dessas variações são: Aware (Burkina), Adi (Benin), Baulé (Costa do Marfim, Ilhas Sonda e Filipinas), Ayo (Nigéria), Wari ( Sudão, Senegal, Haiti e Gâmbia) e Adi (Brasil).
A palavra Mancala é de origem Árabe, naqaala, e significa “mover” ou “transportar”. Estudos indicam que há registros de jogos de tabuleiros parecidos com o Mancala no Oriente Médio, essa interação pode ter ocorrido por conta das rotas de migração árabe. No continente africano, Mancala é um termo genérico para jogos de tabuleiros e estima-se que há aproximadamente 200 jogos de tabuleiro por todo o continente africano.
Onde surgiu o jogo?
A origem do jogo Mancala é, na verdade, um grande mistério. Até porque, alguns pesquisadores defendem que o surgimento do Mancala se deu por volta de 2.000 a.c. Por outro lado, há estudiosos que indicam que o jogo existe no continente africano há 7.000 anos. O jogo Mancala pode ser considerado o “pai” dos jogos de tabuleiro.
Mancala no Brasil
O jogo foi introduzido na América do Sul durante o período da escravidão. O jogo Mancala era conhecido aqui no Brasil como AIÚ. Ele era jogado pelos africanos escravizados que foram “trazidos” da África. O tabuleiro servia como um passatempo para eles.
Lendas e costumes
Em algumas etnias, o tabuleiro é jogado em algumas ocasiões especiais, como por exemplo, em cerimônia de casamento, onde apenas mulheres e crianças jogam, a fim de abençoar a ocasião. Em algumas regiões da África, o jogo só pode ser jogado durante o dia, pois, à noite, o tabuleiro fica do lado de fora da casa para que os deuses possam se reunir e jogar, os africanos acreditam que isso pode favorecer o dono ou a dona do jogo, porque tal ação dos deuses, pode abençoar as colheitas daquela família.
Como é o jogo e como jogar?
O jogo tem 6 casas para cada jogador, essas casas representam os buracos feitos na terra onde se colocam as sementes ou qualquer material pequeno;
Cada casa tem que ter 4 sementes, totalizando, 48 sementes;
Cada jogador tem uma Kallah ou Oásis (depósito de sementes);
Quem tiver mais sementes em sua Kallah/Oásis, ganha.
Aprendendo a jogar
• Após decidir quem irá começar o jogo, o jogador 1 irá escolher qualquer uma de suas casas e recolherá suas sementes (4 sementes);
• Irá distribuí-las para sua direita, em sentido anti-horário, depositando uma semente em cada casa, pode distribuir em sua Kallah (depósito de sementes) também;
• O jogador não pode depositar suas sementes na Kallah do adversário;
• O jogador número 2 fará a mesma coisa que o jogador número 1: escolherá uma casa, recolherá suas sementes e irá semeá-las pelas casas e pela sua Kallah.
Como capturar sementes da casa do adversário?
1. Se a última semente cair em uma casa vazia do seu lado do campo, o jogador poderá recolher as sementes da casa correspondente do adversário, depositando em sua Kallah;
• Caso a última semente cair em sua própria Kallah, o jogador deve jogar novamente;
• O jogo termina quando não restar nenhuma semente em suas casas.
App do jogo Mancala
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alignit.mancala
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Livro "Roça e vida" sobre história e cultura quilombola
"Escritores e ilustradores quilombolas e aquilombados do Vale do Ribeira, no sudoeste de São Paulo, transformaram o trabalho coletivo da roça em uma obra poética e forte, para inspirar jovens, professores e professoras sobre a importância do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola". O livro está disponível em pdf no link abaixo.