Tamiris Ferreira - 3o EF
Sua oficina foi sobre os adinkras, que são um conjunto de símbolos pertencente ao povo Ashanti, de Gana. Além de trazer esse conhecimento da cultura africana para as crianças, Tamiris propôs que eles realizassem um jogo da memória, com três símbolos de adinkras. Foi possível ver a empolgação dos alunos em fazerem os carimbos e de saberem o significado de cada adinkra que utilizavam.
Erika Balbino - 3o EF
A escritora propôs um espaço com diversos instrumentos e adereços para as crianças usarem e terem contato, como os pandeiros, o berimbau e o atabaque. Iniciou com a leitura do seu próprio livro "Num tronco de Iroko vi a Iúna cantar". Após, propôs para as crianças criarem sua própria história, sendo com a contribuição de uma frase de cada criança. No qual eles ficaram bastante animados e liberaram a imaginação, criando uma história bastante interessante.
Reginaldo - 4o EF - Contação de histórias
Reginaldo envolveu os quartos ano I em uma contação de história de sua autoria, onde as mazelas e alegrias de seus personagens, jovens de periferia, ganhavam vida. Proporcionou às crianças divertimento com passagens da história em que os estudantes puderam rir, e momentos de seriedade e reflexões sobre racismo ambiental e literatura marginal.
Ana Gilda - 4o EF - Contação de histórias
Ana Gilda utilizou bonecos negros artesanais de pano para a contação de uma história de sua autoria, tratando de temas como a inclusão das pessoas com deficiência e o antirracismo. Os alunos do quarto ano II se posicionaram a respeito das questões levantadas de forma muito afetuosa, e compartilharam seus conhecimentos sobre livros da autora Kiusam de Oliveira lidos anteriormente nas aulas de artes.
Janeide e Janete - 1o EF
Janeide e Janete fazem parte do SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo). A oficina foi sobre degustação de doces africanos, dos países Moçambique e Gana, onde os alunos (as) se interessam bastante por degustar cada um deles. Além de aprenderem mais sobre o país de origem desses doces, os ingredientes e de visualizarem a semelhança daqueles doces com alguns do Brasil.
Agnis - Jogo Gira Samba - 5o EF
Agnis trabalhou o jogo Gira Samba, de sua criação com os quintos anos I e II. Na recreação, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre as mulheres negras do samba, refletindo sobre seu apagamento e filosofias africanas como a ideia de circularidade e cooperação presentes no modo de jogar.
Ana Beatriz e Júlia - 2o EF
A oficina foi sobre os padrões usados nos tecidos do povo Kente de Gana. As bolsistas abordaram a origem dos desenhos e como eles são feitos nas comunidades tradicionais. Os alunos adoraram e também levaram suas obras para casa.
Evento sobre história do Hip-hop com o escritor e músico Israel Neto e alunos do 9o EF.