Para se aprofundar no assunto, o blog do Projeto Negritude recomenda a série da TV Brasil Nova África, com diversos episódios disponíveis no Youtube e no próprio site do programa:
O programa Negritude da EAFEUSP tem por objetivo mostrar a história e cultura afro-brasileira e dos povos de origem africana e discutir as questões étnico-raciais, tanto do ponto de vista cultural quanto político, com os alunos do ensino fundamental e ensino médio da Escola de Aplicação da FEUSP. Professores: Marcelo, Cláudia, Ronaldo e Juliana. Bolsistas: Ana Beatriz e Júlia.
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Pluralidade cultural - Projeto África
Muitos enxergam a África como um continente genérico e único, mas com 54 países e outras dezenas de culturas, esta imensa região é múltipla e repleta de diversidades. O Espaço Projeto África, conduzido pela professora Cláudia, visa apresentar o continente africano para além das visões estereotipadas, incentivando a pesquisa sobre a história, cultura e costumes de seus povos.
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
Biografia em quadrinhos conta a história de Carolina Maria de Jesus
“Eu deixei o leito as 3 da manhã porque quando a gente perde o sono
começa pensar nas misérias que nos rodeia. (…) Deixei o leito para escrever.
Enquanto escrevo vou pensando que resido num castelo cor de ouro que reluz na
luz do sol. Que as janelas são de prata e as luzes de brilhantes. Que a minha
vista circula no jardim e eu contemplo as flores de todas as qualidades. (…) É
preciso criar este ambiente de fantasia, para esquecer que estou na favela.
Fiz o café e fui carregar água. Olhei o céu, a estrela Dalva já
estava no céu. Como é horrível pisar na lama.
As horas que sou feliz é quando estou residindo nos castelos
imaginários.”
(Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo, 1960)
A biblioteca da EA contém agora, na seção reservada ao Projeto Negritude, a biografia em quadrinhos da escritora Carolina Maria de Jesus. Você confere o texto publicado sobre o lançamento do livro em:
Oficina de percussão
Toda terça, das 17 às 18 hrs, está acontecendo na EA a oficina de percussão Ngoma: Ritmo dos tambores afro-brasileiros, conduzida pelo professor Ronaldo Sonic. Voltada ao Ensino Fundamental I, a atividade tem oferecido um contato com a cultura de etnias africanas e sua influência na musicalidade brasileira.
Assinar:
Postagens (Atom)